Notícias

Gestão elabora projeto para implantar horto florestal no município

Com base no dever municipal - garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Cidade - de criar, proteger e preservar as áreas verdes do território, a Prefeitura de Encanto iniciou uma importante ação dentro desse objetivo. Apoiado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), o Executivo irá criar uma área protegida por vegetação nativa, plantas exóticas, frutíferas, ornamentais e arbóreas.

A articulação para a execução do projeto do horto florestal já começou. Nesta semana, representantes das secretarias de Governo, Meio Ambiente e Agricultura e o vice-prefeito Nonato Guedes mantiveram diálogo com agrônomos da Seapac, também na presença de técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

A estar localizado no Sítio Encanto de Cima, o horto contemplará uma área total de 400 m², onde deverão ser cultivadas espécies a exemplo do ipê, juazeiro, da aroeira, umburana e pitangueira, bem como produzidos: maracujá, acerola, manga, goiaba, tamarindo, dentre outros.

A secretária Patrícia Nogueira é a coordenadora do projeto, que vai ao encontro dos propósitos da Campanha da Fraternidade 2017, da Igreja Católica, os quais versam sobre a preservação dos biomas brasileiros. Além de tornar a cidade mais bonita, aumentará sombras e terá abrigo à fauna silvestre, diminuindo pragas e agentes vetores de doenças, disse Patrícia a respeito das melhorias futuras após a construção do espaço.

Ainda de acordo com a titular da pasta do Meio Ambiente, a idealização não só estará adequada à política de desenvolvimento urbano, mas proporcioná uma nova fonte de renda aos trabalhadores do campo, fortalecendo a agricultura familiar.

Somente com a parte de infraestrutura a prefeitura terá custos no valor de R$ 3.117,88, destinado à compra de materiais, segundo informações repassadas pela secretária de Governo, Yria Rêgo.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Encanto

LOCALIZAÇÃO

 Rua Afonso Rodrigues, nº 48 Centro

 Tel: (84) 3354-0003

 pmencanto@gmail.com

REDES SOCIAIS