Notícias

#Educação | 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Resultados da ANA permitem ao Encanto visibilidade em evento no Sudeste do país

Nos próximos dias 12 e 13, a cidade de Encanto contará com representatividade em um encontro brasileiro do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), a ser promovido na cidade de São Paulo.

O motivo do destaque foi o desempenho, acima do satisfatório, alcançado pela Escola Municipal Maria Pereira Leite na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) aplicada no ano passado, nas três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, conduzidas pelas professoras Katiana Pereira, Celda Oliveira e Anailta Castro, estas apoiadas pela coordenadora local Zilene Pereira.

“A gente fica muito feliz porque é um reconhecimento. Se já tínhamos um incentivo ‘x’, agora, com um incentivo ‘y’ acredito que os frutos vão ser maiores”, declarou o secretário Leandro Roberto, em relação ao convite feito pelo Ministério da Educação (MEC) de enviar dois nomes da unidade de ensino à região Sudeste - viagem com tudo pago pela União - para breve exposição da metodologia que possibilitou os resultados positivos do exame de múltipla escolha.

A diretora Fátima Marcelino será uma das representantes da escola no evento, ao lado da formadora do PNAIC Amanda Ferreira. Ela frisou, sem esconder a alegria, a dedicação das educadoras e de todo o corpo docente. “O quadro de professores do Maria Pereira é excelente. Eles trabalham diretamente ligados ao aluno”, afirmou.

Os índices, recentemente divulgados pelo Governo Federal, apontam o município como um dos destaques educacionais do Rio Grande do Norte, sobrepondo-se a outros inclusive de porte superior. O letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) atingiu os níveis mais elevados.


Trabalho em sala de aula

“O terceiro ano é, eu diria, bem crítico. Porque o aluno vai concluir o seu ciclo de alfabetização lá. Eu recebo alunos que já estão no nível adequado, mas também recebo alunos que ainda não estão. Então, a gente tem que ir adaptando os planos de aula para atender a todas as exigências”, disse Katiana.

Segundo a professora, as competências e habilidades dos estudantes começam a se desenvolver desde a Educação Infantil, sendo fundamental trabalhar baseado nos direitos de aprendizagem (objetivos a serem alcançados).

Para a ANA, em específico, Katiana Pereira revelou a prévia preparação imposta aos alunos, através de atividades sistematizadas. “O foco foi, realmente, na leitura; o PNAIC nos dá esse embasamento. Todo dia em sala de aula temos um momento destinado à leitura, tanto a livre quanto uma leitura mais direcionada”, finalizou.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Educação | 08 DE JANEIRO DE 2018

Além das matrículas do Ensino Regular, a Rede Educacional de Encanto está com vagas abertas para a Educação em Tempo Integral. A grande novidade foi anunciada, no final da semana passada, pelo secretário Leandro Roberto, depois de um estudo feito junto &agra [...]

#Educação | 03 DE JANEIRO DE 2018

Com o começo do ano letivo previsto para o próximo mês, a Rede Pública Municipal de Ensino de Encanto já está nos preparativos para a volta às aulas. Logo na manhã desta terça-feira, 2, a Secretaria de Educação e Cultura reu [...]

#Educação | 27 DE DEZEMBRO DE 2017

Visando obter avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e nas metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME), a administração "Cuidando da Nossa Gente" lançou ontem, 26, um novo projeto, a ser desenv [...]

#Educação | 20 DE DEZEMBRO DE 2017

A Secretaria de Educação e Cultura de Encanto promoveu, na noite desta terça-feira, 19, um brilhante evento de reabertura da Biblioteca Municipal Maria Estelita de Queiroz. Enquanto o público pôde visitar o prédio, recém-reformado, estudantes de instit [...]

#Educação | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

Momentos de felicidade marcaram o grandioso evento realizado pelos profissionais da Educação Infantil Antônio Fernandes de Souza, em homenagem as dezenas de formandos do ABC, solenidade que reuniu no final da semana passada alunos, familiares, educadores e todo o grupo diretivo d [...]

Prefeitura Municipal de Encanto

LOCALIZAÇÃO

 Rua Afonso Rodrigues, nº 48 Centro

 Tel: (84) 3354-0003

 pmencanto@gmail.com

REDES SOCIAIS